sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FOCO OU SERÍA TREINAMENTO?! .... SUPERAÇÃO?

A partir do momento que se tem um objetivo, o foco passa a ser cumpri-lo, e para isso, um pouco de esforço, treinamento e superação não faz mal a ninguém!

Treinamento e superação são essenciais para nossa caminhada (As vezes mais superação que treinamento!).
 
Comece o treinamento realizando caminhadas de curta distância. Não adianta exagerar e percorrer dezenas de quilômetros em um dia e passar vários outros em estado de recuperação. Esta não será sua realidade no Caminho.
As primeiras caminhadas devem ser efetuadas de preferência em locais livres de poluição e poeira, pela manhã e/ou ao anoitecer. O corpo deve estar ereto durante a caminhada. A inspiração deve ser lenta, continua e profunda, em ritmos com a passada. A expiração sempre mais longa que a inspiração.

Aumente progressivamente a distância percorrida e se possível a constância do treinamento. Com o tempo, o ideal seria percorrer a quilometragem média das etapas do Caminho (20 a 30 km), durante dias seguidos.
A melhor maneira de preparar-se, é fazer caminhadas com mochilas relativamente leves, por percursos mais curtos e progressivamente ir aumentando o peso e a distância.

Treine utilizando diferentes tipos de pisos, pois no Caminho você caminhará por tipos bem diferentes de pisos. O asfalto e o cascalho (pedra britada) são os piores tipos de terreno para um caminhante.

O tênis também deve ser amaciado. Sapatos novos não combinam com caminhadas de longa distância.
Caso você não tenha a oportunidade de se preparar fisicamente para percorrer o Caminho, será o próprio Caminho o seu campo de treinamento. Não adianta se lamentar. O melhor a fazer é preparar a mente, fator não menos essencial que o preparo físico. Para tanto, aprenda a ouvir seu corpo, aprenda a sentir quais seus limites e comece devagar.

Recomenda-se também efetuar-se alguns exercícios de alongamento antes e depois de caminhar.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DOS ALONGAMENTOS

- REDUZ A TENSÃO MUSCULAR - PROMOVENDO O RELAXAMENTO DO CORPO;
- EVITA LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES;
- PROMOVE MOVIMENTOS AMPLOS E SOLTOS;
- MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE;
- AUMENTA A FLEXIBILIDADE;
- AMPLIA A MOBILIDADE ARTICULAR;
- FORTALECE LIGAMENTOS E TENDÕES.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

- Faça os alongamentos dentro do seu limite e sem sentir dor;
- Procure relaxar, enquanto faz os alongamentos com suavidade;
- Mantenha sua posição de alongamento por, pelo menos, 20 segundos e sem fazer balanceios;
- Vá avançando lentamente sem se comparar com outras pessoas, procure atingir seus objetivos devagar;
- Respire naturalmente. A respiração é uma grande aliada do trabalho de alongamento e ela deve ser o mais natural possível;
- Não se esqueça de alongar os diferentes grupos musculares."

O nosso corpo sente muito quando caminhamos com as mochilas, por isso recomendamos que as mesmas não devam exceder de 8 a 10 quilos, alguns informam não exceder de 10% do nosso peso. É necessário, não somente distribuir o peso dentro da mochila, como também treinar e preparar a musculatura lombar e a da chamada cintura escapular.
 
O peregrino deve ter fidelidade a seu sonho. Perceber que sua força de vontade já começa a ser exercitada antes mesmo dele colocar os pés no Caminho.

Fonte: http://www.caminhodesantiago.com.br/wj.htm