terça-feira, 13 de agosto de 2013

Caminho da Fé


O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
A idéia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrerem por duas vezes o conhecido caminho espanhol. Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos.
Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e no princípio ajudado por outros amigos voluntários dentre os quais, a Sra. Aparecida de Lourdes Dezena Cabrelon, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha.

O Caminho da Fé foi inaugurado em 11.02.2003 na cidade de Águas da Prata/SP.
São 497 km dos quais aproximadamente 300 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.
Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.


Nosso amigo Brás participou dessa caminhada! Muito legal essa reportagem!
(Segura esse menino aparecendo na Globo! rsrs)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Retrospectiva 2013

E tudo começou com o povo bonito, cheiroso e disposto!


 Teve também uma paradinha no Salão da Sônia Cabeleireira para aparar as madeixas e retocar a chapinha! 


 Todos prontos? Hora de prosseguir!


Olha a natureza que bonita! Fauna e Flora no pasto...... QUE BELEZA!


Teve a foto embaçada que mostra claramente o tempão bonito e azul! 
  

Teve também a birita pra dar aquela calibrada!


Tevee...      é..... 


Enfim..... A pose bonita para a foto que não pode faltar!!!


Olha o Abraão que decidiu dar a volta na cruz e ir pelo lado direito da entradinha!


É..... teve alguém que queria mostrar algo que ninguém quis ver!


A foto bonita com o dono do restaurante é primordial! 


Grande Ratão (A Lenda) que ficará guardado em nossos coações e na lembrança daquele copo com esparadrapo!


Foto cos amigo!


Mais foto dos amigo!


Morro do Japi pra dar um banho de coragem para esses Grandiosos Peregrinos! 


E foto da Trupe toda aprumada e embolhada!.... 
(e provavelmente assada também!)

QUE BELEEZAAA!!!

Pirapora 2013 foi inesquecível, principalmente porque tivemos um integrante beeeeeem peculiar!

Um COALA (ã?!)















E para homenagear este grande peregrino, nada melhor que um registro fiel  elaborado pela grandiosa Ana Júlia!



Tal pai tal filho né gentem!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Romeiro é roubado ao levar cruz!

Romeiro é roubado ao levar cruz com homenagem às vítimas da boate Kiss

Homem de 51 anos foi agredido a pauladas em estrada de Rio das Pedras.
Peregrino saiu de Piracicaba com destino a Pirapora para pagar promessa.


João Novaes está hospitalizado desde que foi agredido durante a peregrinação
 
O pedreiro João Batista Novaes, de 51 anos, morador de Piracicaba (SP), foi assaltado e agredido em uma estrada de Rio das Pedras (SP) enquanto peregrinava a caminho de Pirapora do Bom Jesus (SP). Ao parar em uma bica para descansar e beber água, o romeiro foi surpreendido por dois homens armados com pedaços de pau. A dupla o feriu na cabeça e no braço direito e roubou R$ 500. Novaes levava uma cruz de 80 quilos para pagar uma promessa e homenagear as vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS).
 
 
 
Bandeira presa na cruz homenageia família e vítimas do RS
 
O peregrino saiu de casa com a cruz na sexta-feira (15). O homem, que mora no bairro Vila Fátima, em Piracicaba, atravessou a cidade e parou para dormir em um posto de combustíveis na saída para Tietê (SP). No sábado (16) pela manhã, ele seguiu o trajeto acompanhado de um amigo e de um sobrinho até uma borracharia em Rio das Pedras, onde parou para dormir.
 
Na manhã de domingo (17), sozinho, Novaes pegou a estrada que liga Rio das Pedras a Mombuca (SP) e durante o percurso foi agredido a pauladas pelos dois homens, que estavam a pé. “Eu vi um rapaz se aproximar, mas depois desapareceu. Quando eu comecei a caminhar os dois voltaram. Eles diziam que queriam dinheiro. Eu entreguei e pedi para que parassem de me agredir, mas não pararam. Fiquei atordoado e sangrando muito. Pessoas que passaram por ali me ajudaram chamando a polícia e o socorro", relatou o pedreiro.



Peregrino levava cruz de 80 kg até Pirapora do Bom Jesus
 
Peregrinação
O objetivo da peregrinação era pagar uma promessa. “Eu estava com um machucado no pé e prometi que, se curasse, ia levar a cruz até Pirapora do Bom Jesus. Como recebi a graça fui pagar a promessa, mas no caminho aconteceu tudo isso”, ressaltou.

Durante 10 anos seguidos, o pedreiro fez o percurso para pagar outra promessa. Depois, ficou quatro anos sem viajar e neste ano retomou a peregrinação.

Para cumprir a promessa, o pedreiro levava uma cruz de ferro de 80 quilos adaptada com rodas com uma bandeira com os nomes dos pais e irmãos e com uma homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria, ocorrido no dia 27 de janeiro, que matou 241 pessoas.

Novaes está internado desde domingo em um hospital de Rio das Pedras, onde passou por tomografia e raio-X. Ele aguarda para fazer uma cirurgia no braço direito. Já a cruz está guardada no pátio da cidade.


http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/03/romeiro-e-roubado-ao-levar-cruz-com-homenagem-vitimas-da-boate-kiss.html

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FOCO OU SERÍA TREINAMENTO?! .... SUPERAÇÃO?

A partir do momento que se tem um objetivo, o foco passa a ser cumpri-lo, e para isso, um pouco de esforço, treinamento e superação não faz mal a ninguém!

Treinamento e superação são essenciais para nossa caminhada (As vezes mais superação que treinamento!).
 
Comece o treinamento realizando caminhadas de curta distância. Não adianta exagerar e percorrer dezenas de quilômetros em um dia e passar vários outros em estado de recuperação. Esta não será sua realidade no Caminho.
As primeiras caminhadas devem ser efetuadas de preferência em locais livres de poluição e poeira, pela manhã e/ou ao anoitecer. O corpo deve estar ereto durante a caminhada. A inspiração deve ser lenta, continua e profunda, em ritmos com a passada. A expiração sempre mais longa que a inspiração.

Aumente progressivamente a distância percorrida e se possível a constância do treinamento. Com o tempo, o ideal seria percorrer a quilometragem média das etapas do Caminho (20 a 30 km), durante dias seguidos.
A melhor maneira de preparar-se, é fazer caminhadas com mochilas relativamente leves, por percursos mais curtos e progressivamente ir aumentando o peso e a distância.

Treine utilizando diferentes tipos de pisos, pois no Caminho você caminhará por tipos bem diferentes de pisos. O asfalto e o cascalho (pedra britada) são os piores tipos de terreno para um caminhante.

O tênis também deve ser amaciado. Sapatos novos não combinam com caminhadas de longa distância.
Caso você não tenha a oportunidade de se preparar fisicamente para percorrer o Caminho, será o próprio Caminho o seu campo de treinamento. Não adianta se lamentar. O melhor a fazer é preparar a mente, fator não menos essencial que o preparo físico. Para tanto, aprenda a ouvir seu corpo, aprenda a sentir quais seus limites e comece devagar.

Recomenda-se também efetuar-se alguns exercícios de alongamento antes e depois de caminhar.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DOS ALONGAMENTOS

- REDUZ A TENSÃO MUSCULAR - PROMOVENDO O RELAXAMENTO DO CORPO;
- EVITA LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES;
- PROMOVE MOVIMENTOS AMPLOS E SOLTOS;
- MELHORA A CIRCULAÇÃO DO SANGUE;
- AUMENTA A FLEXIBILIDADE;
- AMPLIA A MOBILIDADE ARTICULAR;
- FORTALECE LIGAMENTOS E TENDÕES.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

- Faça os alongamentos dentro do seu limite e sem sentir dor;
- Procure relaxar, enquanto faz os alongamentos com suavidade;
- Mantenha sua posição de alongamento por, pelo menos, 20 segundos e sem fazer balanceios;
- Vá avançando lentamente sem se comparar com outras pessoas, procure atingir seus objetivos devagar;
- Respire naturalmente. A respiração é uma grande aliada do trabalho de alongamento e ela deve ser o mais natural possível;
- Não se esqueça de alongar os diferentes grupos musculares."

O nosso corpo sente muito quando caminhamos com as mochilas, por isso recomendamos que as mesmas não devam exceder de 8 a 10 quilos, alguns informam não exceder de 10% do nosso peso. É necessário, não somente distribuir o peso dentro da mochila, como também treinar e preparar a musculatura lombar e a da chamada cintura escapular.
 
O peregrino deve ter fidelidade a seu sonho. Perceber que sua força de vontade já começa a ser exercitada antes mesmo dele colocar os pés no Caminho.

Fonte: http://www.caminhodesantiago.com.br/wj.htm